Meu filho me bate na cara

EM: 26 de março de 2017

Meu filho tem sete anos e me desobedece, enfrenta e desafia a minha autoridade o tempo todo. Não sei mais o que fazer. Brigar, por de castigo? Enfrentar não tem resolvido. Mas o que me assustou foi que na última discussão ele me deu um tapa na cara. Minha vontade foi de devolver na hora, mas sei que agressão física não resolve. Ajude-me por favor?

Recebi esse a mensagem pelo meu Facebook. Vamos às respostas. Há um transtorno pouco conhecido e que tem essas características. É o Transtorno Opositor-Desafiante (TOD). Se for o caso do menino, é preciso conhecer com profundidade o transtorno para saber agir, senão as atitudes dos pais podem piorar o quadro. Acompanhamento de um psicoterapeuta qualificado é fundamental.

Entretanto, se não for TOD, o comportamento do menino é resultado de uma série de erros em sua educação e isso pode ser resolvido com mais facilidade. Resumindo, a educação de qualquer criança deve se basear no binômio afeto-autoridade. Se faltar um dos dois, vai dar problema. Recomendo dois livros que podem ajudar muito, um de minha autoria e outro de uma jornalista americana que foi viver em Paris e percebeu que  a educação de lá não admite birras e manhas. São eles: Desligue Isso e vá Estudar (Editora Fundamento) e Crianças Francesas não fazem Manha (Pamela Druckerman – Editora Objetiva).

Boa sorte com o menino.

Tags

Categorias


Viverno digital

Loading...